Uma das pessoas com funções mais estratégicas para determinar o sucesso ou o fracasso de uma reunião de vendas é o gestor comercial. Para atingir o objetivo de transformar esse ritual em uma importante ferramenta de gestão, todas as etapas e ações da reunião devem ser planejadas de forma cuidadosa e minuciosa.
Os líderes precisam de se posicionar como os principais facilitadores de todo o processo e não são obrigados a ser responsáveis por cada decisão ou passo. Ao centralizar excessivamente todas as soluções, os líderes enfraquecem os membros individuais da equipe. Isto é exatamente o oposto do que se deseja. Isso significa capacitar os vendedores e dar-lhes autonomia para alcançar resultados positivos.
Outro erro comum a evitar é as congregações se concentrarem demais nas coletas. É claro que esta perspectiva existe em reuniões com estas características, mas deve ser aliada ao incentivo e incentivo a que todos encontrem soluções para os desafios que vão surgindo ao longo do processo. Mais importante que o preço é a geração de valor alternativo que resulta de cada encontro.
Deve-se ter muito cuidado nas observações individuais e nas críticas coletivas. O ditado da crítica pessoal se aplica aqui. aclamação pública. O líder também é responsável por garantir que a reunião atinja os objetivos previamente definidos. Ele precisa modificar a rota e garantir que todos estejam presentes alinhados e aderentes ao modelo acordado.
No final das contas, cabe ao seu gestor ser um modelo e uma referência para todos. O ritmo e o sucesso do desenvolvimento de cada projeto são determinados pela prática deste agente. A pontualidade das reuniões, a adesão ao comparecimento e frequência e a atenção à efetiva implementação dos acordos em cada reunião são exemplos de responsabilidades indelegáveis dos profissionais que desejam ter sucesso nesta prática.
Na verdade, a liderança pelo exemplo não é uma característica peculiar e específica requerida para o êxito na condução de Reuniões de Vendas bem-sucedidas. Essa é uma prática que precisa ser incutida na rotina dos gestores comerciais que desejam alcançar alta performance e conduzir suas equipes a esse desempenho.
Não há nada mais poderoso do que o exemplo.