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Como vender pelo WhatsApp?

Usar o WhatsApp Business pode ser uma boa solução para quem tem muitos clientes e está com dificuldades para organizar os fluxos de atendimento no aplicativo.

Hugo Borges

Segue uma lista com os principais passos de como vender mais pelo WhatsApp:

  • Use o WhatsApp Business;
  • Tenha um número exclusivo para a sua empresa;
  • Crie catálogos de produtos;
  • Trabalhe com o WhatsApp Web;
  • Use a mesma conta do WhatsApp em até quatro celulares;
  • Peça autorização para enviar mensagens;
  • Prepare ofertas especiais;
  • Utilize listas de transmissão;
  • Tenha um calendário de conteúdos;
  • Aposte em diferentes formatos de mídia;
  • Faça uso do status do WhatsApp;
  • Cuide da linguagem;
  • Defina o WhatsApp como um canal de atendimento;
  • Construa sua base de contatos;
  • Configure o WhatsApp Payment.

WhatsApp Business também outros oferece recursos exclusivos, como visualizar a quantidade de mensagens que foram enviadas e entregues aos usuários e quais foram lidas. Além disso, é possível integrar o aplicativo a outras ferramentas de gestão para potencializar os resultados.

Além disso, é possível criar respostas rápidas padronizadas que podem ajudar bastante quando você está fora do horário de atendimento ou quando vai demorar um pouco para responder.

Isso porque o app tem algumas funcionalidades diferentes da versão WhatsApp Messenger, como as etiquetas para categorizar as conversas. Com elas, é possível filtrar os contatos de acordo com o momento no atendimento do cliente, criando tags como “novo cliente”, “novo pedido” ou “pago”, por exemplo.

Tenha um número exclusivo para a sua empresa

Importante dica para vender pelo WhatsApp é pensar no número que você vai usar. Uma boa ideia é separar a conta da sua empresa da sua pessoal por dois motivos.

Por causa da segurança, já que esse número de WhatsApp pode estar disponível no seu site e nas redes sociais da sua marca, ou seja, muita gente que você ainda não conhece vai ter acesso ao telefone.

Além disso, ao separar os números, você evita misturar assuntos de trabalho e pessoais. Assim, fica mais fácil dividir melhor seu tempo durante o dia e não cair na tentação de responder aos clientes a todo momento.

Crie catálogos de produtos

Uma funcionalidade do WhatsApp Business que merece destaque é a criação do catálogo de produtos. Com este recurso, você pode colocar o nome do produto ou serviço, fotos, uma descrição, o preço e um link de direcionamento para a página de vendas daquele item, por exemplo.

A ferramenta é uma maneira de tornar a venda mais prática e fácil, disponibilizando informações de uma forma acessível para que os consumidores confiram o que o seu negócio tem a oferecer.

Para cadastrar os seus produtos, entre nas configurações da conta e clique em “catálogo”. Em seguida, faça o upload de uma imagem do produto e complete as informações.

Muitos não sabem, mas é possível monitorar a quantidade de carrinhos abandonados por meio de integrações entre o WhatsApp e a plataforma de e-commerce.

Hugo Borges

Trabalhe com o WhatsApp Web

Você sabia que é possível utilizar o WhatsApp no PC? Pois bem, com o WhatsApp Web você consegue otimizar o atendimento aos clientes.

Para utilizá-lo, basta acessar o site do WhatsApp Web e seguir o passo a passo para escanear o QR Code com a câmera do seu celular.

Também existe a possibilidade de baixar o app do WhatsApp no próprio computador. Assim, além de ficar mais confortável para responder mensagens, sobra mais tempo para se dedicar a outras tarefas rotineiras do seu negócio, como gerir redes sociais, responder e-mails, conferir a sua planilha de estoque e olhar para as finanças. Bem mais fácil vender pelo WhatsApp assim, não é mesmo?

Use a mesma conta do WhatsApp em até quatro celulares

Em uma de suas atualizações, o WhatsApp passou a permitir o uso de uma mesma conta em até quatro celulares ou computadores.

Antes, era necessário ter o aplicativo baixado em um dispositivo móvel e permitir o uso em um computador Windows ou Mac por meio do WhatsApp Web. Agora, é possível usar uma mesma conta em até quatro dispositivos, de modo que o histórico de conversa fique disponível em todos os aparelhos conectados.

Entretanto, esse recurso tem algumas limitações. Caso você precise recuperar informações mais antigas no histórico de mensagens, por exemplo, será necessário recorrer ao aparelho principal. Os demais mostrarão apenas parte do arquivo.

Cada um dos dispositivos vinculados se conecta ao WhatsApp de maneira independente, garantindo a criptografia de ponta a ponta. Assim, basta que o celular principal fique inativo por um longo período para que os demais se desconectem de forma automática, garantindo a segurança dos dados.

Para adicionar o WhatsApp a um novo dispositivo, basta seguir os passos abaixo:

  1. No novo aparelho, baixe o aplicativo WhatsApp Messenger ou Business;
  2. Na tela principal de acesso, no canto superior direito, clique no botão de reticências;
  3. Selecione a opção “Conectar-se a um aparelho”. Aparecerá um QR code na tela;
  4. No dispositivo principal, abra o WhatsApp, vá em “Configurações” e depois em “Aparelhos conectados”;
  5. Aponte a câmera para o QR code exibido na tela do segundo aparelho e pronto!

A grande vantagem de poder usar o WhatsApp em até quatro celulares é que, se algum ficar sem bateria ou internet, você consegue atender seus clientes normalmente usando outro aparelho. Essa é uma ótima saída para quem está entendendo como vender pelo WhatsApp.

Hugo Borges

Peça autorização para enviar mensagens

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que empresas peçam autorização dos clientes para guardar seus dados e expliquem de forma clara para que as informações pessoais serão utilizadas.

Por isso, é essencial pedir permissão aos seus clientes antes de mandar qualquer mensagem. Para isso, você pode colocar um checkbox ✅ (ou caixa de verificação, em português) no seu site no momento em que o cliente cadastra o telefone. Desse modo, ele pode concordar em receber mensagens suas via WhatsApp.

Se você for divulgar seu WhatsApp nas redes sociais, use o link da API do WhatsApp para que os usuários tenham um passo de aceite para conversar com você, como na imagem abaixo:

Para criar esse link, basta seguir os passos abaixo:

Copie e cole o link: 

Substitua o trecho em que aparece “seunumerodetelefone” pelo número do WhatsApp do seu negócio. O formato aqui é de AABB000000000, em que AA é o DDI (55, se for o Brasil), BB é o código de área (11 para São Paulo, 31 para Belo Horizonte, por exemplo) e o resto é seu número de telefone;

Em seguida, coloque uma mensagem para aparecer na página aberta pelo link em “sua%20mensagem”. O “%20” representa espaços. Então, por exemplo, se você quer escrever “Seja bem-vindo!”, deve colocar “Seja%20bem-vindo!”

Por fim, deixe sempre claro que, se seus clientes não quiserem mais receber mensagens da sua empresa, eles podem se descadastrar da sua lista de contatos. E é importante realmente remover as pessoas que fizeram essa solicitação, ok?

Com essas dicas de como vender mais pelo WhatsApp, não tem mais desculpa para não abusar do app queridinho dos brasileiros para impulsionar as vendas da sua empresa, não é? Então, aproveite para colocar tudo em prática e aumentar ainda mais o sucesso do seu negócio!

RESUMO DE DUVIDAS FREQUENTES

Como vender pelo WhatsApp?

Tenha um número exclusivo para a sua empresa, use o WhatsApp Business, crie catálogos de produtos, trabalhe com o WhatsApp Web, use vários aparelhos, peça autorização para enviar mensagens, prepare ofertas especiais, utilize listas de transmissão, tenha um calendário de conteúdos, aposte em diferentes formatos de mídia, faça uso do status, cuide da linguagem, defina o WhatsApp como um canal de atendimento, construa sua base de contatos e configure o WhatsApp Payment.

Por que vender pelo WhatsApp?

O WhatsApp é um aplicativo gratuito, rápido e dinâmico, o que facilita o relacionamento com o cliente e o suporte para tirar dúvidas que possam surgir antes da compra. Além disso, a opção de catálogos no WhatsApp é uma forma de exibir produtos com fotos, preço e um link de direcionamento para a página de vendas.

O que não pode vender no WhatsApp?

De acordo com a política comercial do WhatsApp, o aplicativo não pode ser utilizado para comercializar drogas recreativas ou sujeitas a prescrição médica, animais, bebidas alcoólicas, artigos de tabacaria, produtos e serviços para o público adulto, serviços de apostas, assinaturas, entre outros.

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