Afiliado Digital: O que é E Como ter Sucesso de Verdade

Um afiliado digital nada mais é do que alguém que indica ou promove produtos de outras pessoas e recebe comissão, às vezes bem alta, por isso. Ficou interessado em entender um pouco mais ou se tornar um afiliado digital? Então confira este conteúdo!

Qualquer pessoa que está há algum tempo buscando sobre como empreender na internet, já se deparou algumas vezes com os termos Afiliado, Marketing de Afiliados ou Programa de Afiliados.

Por conta disso, nesse momento, deve estar se perguntando coisas como: Do que de fato isso se trata? Como funciona? O que um afiliado digital faz?

E, principalmente, se realmente dá para ganhar dinheiro com isso.

E até você que começou suas buscas agora, deve estar curioso.

Não fique em pânico, neste artigo você vai entender, com detalhes, o que é um afiliado digital, o que ele faz e as vantagens de ser um.

Além de como investir nisso e, se desejar, se tornar um empreendedor de muito sucesso.

Tudo que você precisa saber sobre essa profissão e esse mercado está aqui!

O que é afiliado digital?

Afiliado digital é o profissional que ganha dinheiro promovendo produtos de outras pessoas na internet. Simplificando, ele nada mais é do que alguém que indica mercadorias físicas ou digitais e ganha comissão por cada venda.

E como isso funciona? O afiliado digital geralmente usa um tipo específico de marketing onde ele cria conteúdo na internet sobre o assunto do que deseja promover, atrai o público com esse conteúdo de alto valor, para então vender.

Isso é chamado Marketing de afiliados.

Sabe quando aquele blogueiro ou youtuber que você adora faz uma publicação testando produtos ou indicando serviços que eles  aprovaram? Muitos deles estão divulgando a mercadoria no qual se afiliaram.

Provavelmente, você conhece ou segue algum do mundo fitness que fala sobre aplicativos de exercícios; ou um que fala sobre os conteúdos lidos no mês e indica ebooks; ou mesmo aquele professor que dá dicas sobre concursos e recomenda um material completo de apoio. É isso!

O mais interessante é que você não precisa ser famoso ou  fazer altos investimentos – podendo até optar por não investir dinheiro  – para começar a trabalhar e vender.

Basta fazer parte de um programa de afiliados e investir seu tempo na produção de excelentes conteúdos para gerar tráfego no seu canal.

Claro que existe outra modalidade e forma de empreender nesse mercado, que exige um tempo de dedicação muito menor e um investimento financeiro maior, que pode ser feita através de propagandas pagas. 

Por isso, mais para frente, vamos falar sobre os dois tipos de afiliado digital (autoridade e árbitro), suas diferenças, seus prós e contras.

No entanto, nesse momento, vamos nos focar na primeira modalidade – afiliado digital autoridade.

O afiliado digital é um afiliado que foca somente em explorar os canais e produtos 100% digitais, desde a criação ao consumo do produto.

Como você já pôde perceber, quem investe nessa área geralmente faz parte de um programa de afiliados e se utiliza do marketing de afiliados para vender.

Por esse motivo é fundamental compreender perfeitamente esses dois conceitos.

Se você ainda não os entendeu bem, vamos explicar rapidamente.

Marketing de afiliados

marketing de afiliados, no seu modelo moderno, é uma relação comercial onde alguém escolhe se associar a uma mercadoria física ou digital de um produtor.

Geralmente através de um programa que intermedeia essa relação. Após isso, divulga nas suas plataformas digitais em troca de uma comissão por cada venda.

Ou seja, o marketing de afiliados  é um tipo de marketing com o objetivo ampliar os canais de comunicação entre a marca e o consumidor, que tem como seu maior pilar a parceria.

De um lado o produtor tem ajuda para vender o seu produto, de outro o afiliado digital pode ganhar dinheiro apenas divulgando, sem precisar criar uma mercadoria.

Na prática, essa associação funciona da seguinte forma: 

  • O produtor lança um produto e o disponibiliza na plataforma;
  • o afiliado digital se cadastra em uma plataforma de afiliação e escolhe o produto,
  • a plataforma cria um link próprio para divulgação;
  • o afiliado digital começa a divulgar o produto em seus canais (blog, site, youtube, redes sociais…);
  • o cliente clica e realiza a compra;
  • o link da venda é rastreado;
  • o produtor recebe a venda;
  • o afiliado digital recebe a comissão.

Todo mundo sai ganhando!

Programa de afiliados

Programa de afiliados é uma rede que faz a ponte entre afiliado e produtor, facilita comunicação, pagamentos e garantias combinadas entre os dois.

Além disso, é através da plataforma que são disponibilizados os produtos, gerados os links de divulgação e que as comissões são entregues, além de várias outras funcionalidades.

O programa de afiliados é feito através de 3 pilares principais:

  • A plataforma: Que aluga e vende espaços publicitários na internet para o produtor digital.
  • O Produtor digital: Que usa o espaço e suporte para disponibilizar seu produto para afiliação.
  • O afiliado digital: Que escolhe o produto que se identifica, se afilia e começa a divulgar nos canais.

Dessa forma, o sistema une as duas pontas do processo de vendas que é o criador e o vendedor.

E quem são esses criadores? 

Geralmente são pessoas ou marcas interessadas em aumentar sua audiência, sua abrangência na internet e suas vendas.

Podem ser consultores, produtores de cursos livres ou materiais digitais.

Já os afiliados digitais são os donos de canais, sites, especialistas em alguns assunto, influenciadores digitais ou apenas uma pessoa interessada em ganhar um dinheiro extra promovendo os produtos.

Deixe uma resposta